sexta-feira, 26 de março de 2010

William Henry Fox Talbot


William foi um escrito e cientista inglês, pioneiro da fotografia. William usava a câmera escura para desenho em suas viagens. Talbot era um homem muito discreto, e muito inteligente, seus conhecimentos estendiam-se da matemática até línguas orientais, passando pela física e pela química.
Quando o governo francês anunciou o invento de Daguerre, o inglês reclamou a prioridade do seu invento.
Em 1835, Talbot construiu uma pequena câmera de madeira. A câmera foi carregada com papel de cloreto de prata, e de acordo com a objetiva utilizada, era necessário de meia à uma hora de exposição. A imagem negativa era fixada em sal de cozinha e submetida a um contato com outro papel sensível. Desse modo a cópia apresentava-se positiva se a inversão lateral. A msi conhecida mostra a janela da biblioteca, considerada a primeira fotografia obtida por esse processo.

Aline B. Gouveia nº 01 - 8º ano A

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Henry_Fox_Talbot

sexta-feira, 19 de março de 2010

Hercules Florence


Hercules Florence foi um Naturalista e Desenhista francês considerado pioneiro na história da Fotografia no Brasil. Nasceu em 29/2/1804 e faleceu em 27/3/1879.
Foi filho de um cirurgião do Exército real francês, Antoine Hercules Romuald Florence.
Viajou para a Antuérpia, Bélgica com 16 anos para trabalhar. Não conseguiu o emprego, assim, voltou para casa a pé. Dois anos depois, se alistou como marinheiro.
Em 1824, vai para o Rio de Janeiro onde se emprega como caixeiro em uma loja de roupas, e depois em uma tipografia e livraria.
Por um anúncio, em 1825 descobre que o russo Georg Heinrich von Langsdorf procurava um desenhista para um expedição que faria pelo interior do Brasil. Passou por São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará em quatro anos e retornou ao Rio de Janeiro em 1829.
Logo, vai para Itu, em São Paulo, e depois para a Vila de São Carlos, onde começa as suas pesquisas e descobertas. Em seguida, estuda o som dos animais e também uma nova forma de impressão.
Sem conhecer o talento de Nicéphore Niépce, Hercules imprime imagens pela ação da luz em 1832 baseadas no negativo/positivo que permite a reprodução de chapas.
Hercules Florence morreu em Campinas.


Fontes:
http://www.algosobre.com.br/biografias/hercules-florence.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgShJCxMTJgqAJ85B6KSid-xee_hmWQTN9r8S0Zs6inoYG9mIWVsFALQ1feHpEwl3s6OB5GbOht1-MW40t5zmq6MBWsJro-VxLR2Kn94jihCE5KcbH2nmwM357QIUf0s3T06MU22DKfWDg/s400/Hercules+Florence+-+jovem.JPG
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://cybellef.tripod.com/Engler/images/hflorence.jpg&imgrefurl=http://cybellef.tripod.com/Engler/cengler/florence.htm&usg=__9Zv9VUCFR5KmT4fdp4l6DqZCYfo=&h=204&w=149&sz=5&hl=pt-BR&start=15&sig2=5d5kHuOWpkls6LGzA4sOuQ&itbs=1&tbnid=SkS8HoMhKN9cpM:&tbnh=105&tbnw=77&prev=/images%3Fq%3Dhercules%2Bflorence%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&ei=MxSoS7LsJs-ztgfjh8G7DA


Bruna, nº06 8A.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Joseph Nicéphore Niépce



Joseph Nicéphore Niépce nasceu no dia 7 de março de 1765, foi um inventor francês responsável por uma das primeiras fotografias.Niépce começou seus experimentos fotográficos em 1793. Ele conseguiu imagens que demoraram a desaparecer em 1824 e o primeiro exemplo de uma imagem permanente ainda existente foi tirada em 1826. Ele chamava o processo de heliografia e demorava oito horas para gravar uma imagem.
Após alguns anos, Niépce recobriu uma placa de estanho com betume branco da Judéia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz. Nas partes não afetadas, o betume era retirado com uma solução de essência de alfazema.Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todas as autoridades na matéria a consideram como "a primeira fotografia permanente do mundo". Esse processo foi batizado por Niépce como heliografia, gravura com a luz solar.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Nicéphore_Niépce

Bruno Cesar Luccas n8 8A